No Brasil

Brasileira há mais de 130 anos...

Apenas dois anos após a criação da primeira Aliança Francesa em Paris, em 1883, o nosso país foi premiado com a chegada da instituição no Rio de Janeiro. Hoje, são 67 estabelecimentos espalhados por todas as regiões do Brasil (www.aliancafrancesabrasil.com.br).

 

Ao contrário do que se pensa, a Aliança Francesa não trabalha com o sistema de franquias. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que se multiplica através da criação de escolas administrativamente independentes. Cada diretor de escola (que pode ser local ou expatriado) conta com um conselho administrativo formado por voluntários e regido por um presidente eleito.

 

A fim de garantir o padrão de ensino da marca, todas as escolas respondem à Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil, sediada no Rio de Janeiro. Peggy Ferreira Reis Giordano é a atual responsável nomeada pela Fundação Aliança Francesa de Paris. Anualmente, presidentes e diretores se encontram para reuniões e formações promovidas pela Delegação.

 

Além disso, existe uma Federação Brasileira das Alianças Francesas, a Febraf, fundada em 2001, cujo objetivo é formar uma rede solidária entre as escolas e estreitar ainda mais os laços entre os seus gestores.

 

Leia mais sobre as Alianças Francesas no mundo

 

Leia mais sobre a Aliança Francesa do Grande ABC

Aliança Francesa do Grande ABC

 

R. das Figueiras, 2.658, Campestre

Santo André - SP, 09080-301

 

Telefones: (11) 4436-9578 / 4427-4586

Whatsapp: (11) 97311-9578

aliancafrancesagabc@aliancafrancesagabc.com.br