Retrospectiva 2015 da Aliança Francesa do Grande ABC

31/12/2015

 

Bienvenue 2016! Faltam apenas algumas horas para a virada do ano... Ainda é tempo de recordar os melhores momentos de 2015 antes de colocar no papel os desejos para 2016. O ano que passou foi "extraordinaire"! A Aliança Francesa do Grande ABC (AFGABC) preparou um Top 10 para registrar suas principais conquistas. Allons-y!

 

10. Pintura externa da escola
Com a mudança de endereço para a charmosa casa da rua das Figueiras em 2013, foram priorizadas as reformas internas: secretaria, salas de aula, toaletes e livraria. Em 2015, as paredes externas da AFGABC passaram do salmão para o cinza e o vermelho (característicos da marca Aliança Francesa). Ufa! Nada contra os tons alanrajados, mas estava mais do que na hora de modernizar o visual. Sempre é bom lembrar que a Aliança Francesa é uma associação sem fins lucrativos, ou seja, todo o lucro é reinvestido na própria escola. Todos os anos, seu diretor, conselho administrativo e presidente definem as prioridades de investimento, sempre visando o bem estar dos alunos e a qualidade dos serviços oferecidos. Para 2016, no campo das reformas, será dada maior atenção à entrada e à midiateca/auditório. Mais novidades em breve.

 

9. Primeiro aulão
O assunto foi fonética. Ficamos surpresos com o número de interessados e participantes. O primeiro aulão da escola foi um verdadeiro sucesso. O que era apenas um teste, veio para ficar. Em 2016, serão quatro. Diretor e instrutores já se reuniram para definir os temas. Trata-se de uma excelente oportunidade para reforçar aquilo que você vê em sala de aula de forma prática e lúdica. Além disso, todos os níveis participam das mesmas atividades, o que permite integração entre os alunos da escola. Acompanhe a programação através do nosso site e página do Facebook.

 

8. Participação no McDia Feliz
Há 17 anos a AFGABC compra cotas dos produtos promocionais lançados pela campanha McDia Feliz contribuindo assim para a continuidade das atividades da Casa Ronald McDonald ABC - uma das casas de apoio do Instituto Ronald McDonald que coordena projetos de luta contra o câncer infantil. Em 2016, não será diferente.

 

7. Exposições "Les coulisses de la mode" e "A herança da terra"
Centenas de pessoas passaram pela nossa midiateca para apreciar as belas fotos em preto e branco do fotógrafo Bruno Pellerin e para descobrir a preocupação do clássico Antoine de Saint-Éxupéry com o meio ambiente. Essas exposições permitiram aos nossos instrutores tirar seus alunos da sala de aula realizando atividades pedagógicas temáticas e atuais. Além disso, pudemos nos divertir também promovendo um concurso de fotos pelo Facebook, que premiou as imagens que melhor imitavam uma das fotos de Pellerin onde a cantora Carla Bruni aparece com o seu cãozinho de estimação. Muito em breve, o calendário de eventos do próximo ano será divulgado.

 

6. Segunda edição das Portas Abertas e do Marché de Noël
Tudo o que é bom merece ser repetido! Desde 2014 e com previsão infinita a escola abrirá as suas portas em julho para acolher interessados e novos alunos. A programação das Portas Abertas é rica e diversa. O fio condutor são as aulas gratuitas e experimentais que acontecem a cada meia hora no dia do evento. A escola fica ainda mais animada com os ateliês, palestras e apresentações organizadas. Quanto ao Marché de Noël, a proposta é bastante simples e nobre: valorizar e dar espaço às criações artesanais dos nossos alunos e ex-alunos. O evento colore a escola e instala o espírito natalino.

 

5. 100% de aprovação dos alunos nos exames Delf e Dalf
Bravo! Em 2015 foram mais de 30 candidatos de sucesso inscritos pela AFGABC nos exames oficiais de proficiência Delf e Dalf. Tivemos 100% de aprovação! Mérito dos próprios alunos, é claro, mas também dos nossos instrutores e método adotado.

 

4. Palestra de Annick Cojean
Mais de 200 pessoas saíram de suas casas em plena segunda-feira à noite de novembro para assistir à palestra da repórter especial do jornal Le Monde em nossa escola. Annick falou sobre a situação das mulheres nas zonas de conflito do Oriente Médio e divulgou seu livro "O harém de Kadafi" com sessão se autógrafos ao final da palestra. Esbanjou simpatia e impressionou com o seu discurso autêntico e cheio de emoção. Nossos alunos destacaram-se pela qualidade das perguntas e interesse no assunto tratado. Para quem não assistiu ao vivo, veja o vídeo do evento.

 

3. Novo site da escola e recorde de 1 mil seguidores no Facebook
Fizemos um faxinão. O nosso novo site está limpo e organizado. Nele, o futuro aluno encontra de forma clara e objetiva as principais informações sobre a escola, seus cursos e serviços oferecidos. Nossos alunos contam com uma página de notícias semanalmente atualizada. São informações sobre eventos da escola, mas também sobre tudo o que acontece no ABC e em São Paulo relacionado à cultura francófona. A nossa página no Facebook, nascida em 2011, depois que ganhou vida ativa em agosto de 2015, dobrou seu número de seguidores em apenas seis meses. Merci! 

 

2. Disponibilização da plataforma Culturethèque para alunos da escola
Todos de boca aberta! Nunca na história das escola de línguas estrangeiras no Brasil os alunos tiveram acesso a tantos recursos autênticos de informação! Em outubro, os alunos da AFGABC ganharam o direito de se inscrever gratuitamente na plataforma Culturethèque que oferece na rede mais de 40 mil documentos em língua francesa. São livros, jornais, revistas, artigos, filmes, documentários, shows e material didático. Tem leitura pra vida inteira!

 

1. Implantação do novo método Alter Ego +
Adeus Écho, foi bom enquanto durou, mas agora estamos de caso sério com o Alter Ego +. Se você ainda não passou para o método novo, isso está para acontecer, não se preocupe. De igual qualidade, ele vem com uma proposta atualizada e moderna. Os instrutores contam com uma versão numérica do método, projetada no quadro, que dinamiza a aula. O aluno, além do livro e caderno de exercícios, conta com um CD que auxilia na evolução da parte oral e um programa para download com mais de 500 exercícios interativos. Sempre que necessário, a Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil, baseada no Rio de Janeiro, inicia um longo e cuidadoso processo de escolha do método que servirá de aopio para as 40 escolas do território nacional. Bons estudos!

 

A AFGABC deseja a todos "une excellente année 2016"! À bientôt!

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
Últimas notícias
Please reload

Aliança Francesa do Grande ABC

 

R. das Figueiras, 2.658, Campestre

Santo André - SP, 09080-301

 

Telefones: (11) 4436-9578 / 4427-4586

Whatsapp: (11) 97311-9578

aliancafrancesagabc@aliancafrancesagabc.com.br