Canelé de Bordeaux: a história do bolinho que é sucesso no Mon P'tit Resto

05/06/2018

 

Crocantes por fora, macios por dentro, os Canelés de Bordeaux já são um sucesso no Mon P’tit Resto. Mas, você conhece a história dos famosos bolinhos?

 

Especialidade típica da região de Bordeaux, o canelé tem sua história ligada à produção de vinhos.

 

Reza a lenda que eles teriam surgido no século XVI pelas mãos das religiosas do Couvent des Annonciades, na cidade de Bordeaux. Elas supostamente recuperavam sobras de mercadorias dos navios que voltavam das colônias ao porto fluvial da cidade para ajudar a população pobre. Dentre os produtos, farinha e açúcar.

 

Nessa época, os produtores de vinho usavam clara de ovo para filtrar e clarificar o vinho (esse processo se chama colagem e ainda é utilizado). E as gemas que sobravam? Sim, eram doadas às irmãs do Couvent des Annonciades!

 

Farinha, açúcar, gemas de ovos... mais um pouco de leite, manteiga, uma ou outra especiaria... et voilà! Temos os ingredientes básicos de um bolo que era preparado pelas religiosas para alimentar os mais necessitados.

 

Entretanto, logo após a Revolução Francesa, o convento foi fechado, as religiosas expulsas e a receita do canelé teria se perdido. De fato, não se conhece qualquer registro escrito da existência do famoso bolinho até pelo menos o final dos anos 1930.

 

É apenas a partir dos anos 80, com a criação da Confraria do Canelé em Bordeaux (em 1985) que os bolinhos ganham fama e tornaram-se verdadeiro patrimônio da cidade. Há até quem diga: Bordeaux, c’est le canelé!

                                         

Como não são muitos os chefs que executam essa receita de preparação um tanto trabalhosa, os canelés ainda são raros no Brasil. Mas, na Aliança Francesa do Grande ABC temos o privilégio de degustar canelés perfeitos preparados pelo chef Ricardo Galache que segue uma receita tradicional mas exclusiva, vinda de Bordeaux: a avó do nosso instrutor Frédéric Ribette gentilmente compartilhou a “receita da família”.

 

Agora que você já conhece a história – ou a lenda – do canelé, só falta degustá-lo, acompanhado de um bom café!

 

 

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
Últimas notícias
Please reload

Aliança Francesa do Grande ABC

 

R. das Figueiras, 2.658, Campestre

Santo André - SP, 09080-301

 

Telefones: (11) 4436-9578 / 4427-4586

Whatsapp: (11) 97311-9578

aliancafrancesagabc@aliancafrancesagabc.com.br