Instrutora da Aliança Francesa do Grande ABC faz estágio em Besançon

Imagem: Parte do grupo de instrutores internacionais que fez a formação. 

 

A instrutora de francês Isabelle Gertrudes Bertinet Claudel, da Aliança Francesa do Grande ABC (AFGABC), esteve na cidade de Besançon, na França, entre os dias 17 e 27 de julho, participando de um estágio de verão no Centre de Linguistique Appliquée (CLA), da Université de Franche-Comté.

 

Isabelle participou de um processo seletivo da Embaixada da França no Brasil e viajou como bolsista, (com passagens, estadia, alimentação e formação pagas!). Periodicamente, a Embaixada abre inscrições para instrutores de francês de todo o País. O programa de bolsas tem como objetivo principal aperfeiçoar a qualificação dos promotores da língua e da cultura francesas no Brasil.

 

Este ano, além de Isabelle, mais quatro instrutores foram selecionados. Dois deles foram para Vichy (estudar no Cavilam) e outros dois para Besançon. Isabelle conheceu então mais duas colegas brasileiras,  Sylvana Almeida, diretora da Aliança Francesa de São Carlos e Dayana Ribeiro, instrutora de francês em duas escolas públicas do Rio de Janeiro.

 

Fizeram a formação instrutores de francês de 29 nacionalidades diferentes. Haviam americanos, cubanos, costa-riquenhos, argentinos, portugueses, espanhóis, italianos, russos, romenos, turcos, iranianos, iraquianos, chineses, egípcios, angolanos, nigerianos, entre outras nacionalidades.

 

Diversos módulos foram propostos e cada instrutor pôde escolher aqueles que mais o interessavam. As aulas começavam às 8h30 e terminavam às 17h. Depois das 17h e no fim de semana (só houve um) a programação era livre.

 

Isabelle seguiu os seguintes módulos:

- Desenvolver estratégias de compreensão oral e escrita, com Françoise Crochot;
- Pedagogia do oral: favorecer as interações em aula de francês língua estrangeira, com Cécile Champilou;
- A sociedade e a cultura francesas nos dias de hoje, com Jean-Marie Frisa;
- Programação neurolinguística e gestão do estresse, com Jean-Christophe Delbende;
- Otimizar as estratégias de aprendizagem, com Mariella Vitorou.

 

"É incrível poder voltar para a posição de aluno. Eu adoro! Até porque o bom professor está sempre estudando.", opina Isabelle. "Estas formações enchem a nossa cabeça de ideias. Ficamos a cada vez mais exigentes na preparação de nossas aulas e o resultado só pode ser positivo com os alunos.", acrescenta.

 

Todo o conteúdo absorvido por Isabelle será repassado aos seus colegas de trabalho. Além de Isabelle, outros instrutores já passaram por este tipo de formação oferecida pela Embaixada. Entre eles, Maria Aparecida Frenay, Sonia Gigeck e Susana Silva. Além destas formações na França, todos os instrutores da escola passam por formações contínuas, aqui mesmo no Brasil, oferecidas pela Delegação das Alianças Francesas do Brasil ou por empresas editoras de método.

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
Últimas notícias
Please reload

Aliança Francesa do Grande ABC

 

R. das Figueiras, 2.658, Campestre

Santo André - SP, 09080-301

 

Telefones: (11) 4436-9578 / 4427-4586

Whatsapp: (11) 97311-9578

aliancafrancesagabc@aliancafrancesagabc.com.br