Testamos a plataforma gratuita do Busuu para quem estuda francês

No dia 29 de maio de 2017, pedimos aos alunos da Aliança Francesa do Grande ABC (AFGABC), via Facebook, dicas de aplicativos para smartphone para praticar francês. Prometemos testá-los para dar um retorno do ponto de vista de um instrutor de língua francesa.

 

Começamos pela versão gratuita do aplicativo Busuu, indicado pelo aluno de B1.1, Mateus Camargo Junior. Merci Mateus!

 

Nossas considerações:

 

Nome: Busuu (Busuu é uma língua, infelizmente quase extinta, da República de Camarões. Um estudo etnográfico de 1980 mostra que, na época, apenas oito pessoas a falavam!).
 

Plataforma: Site (www.busuu.com/pt) ou aplicativo para smartphone disponível na Play Store.

 

Valor: Há uma versão gratuita e uma versão Premium que é paga.

 

Princípio: Aprender a língua com o auxílio de áudios e imagens.

 

Níveis propostos: A1, A2, B1 e B2.

 

Cursos: Regular, para viagens e para negócios.

 

Inscrição: A inscrição é simples e rápida. Você escolhe primeiramente o idioma de interesse e em seguida faz um cadastro com apenas quatro informações obrigatórias, seu nome, seu e-mail, uma senha e sua língua materna (ou então via Facebook ou Google +). A sua língua materna servirá para as explicações e traduções.

 

Conteúdo da versão gratuita:

 

Você pode testar as lições correspondentes aos quatro níveis, mas algumas explicações (sobretudo as gramaticais), exercícios e testes não podem ser acessados (somente na versão paga). Percebemos então que a versão gratuita não serve para aprender a língua do zero, mas somente para reforçar o aprendizado de quem já estuda francês de alguma outra forma. A versão gratuita é, por exemplo, suficiente para quem estuda aqui na AFGABC e quer passar o tempo fixando vocabulário, treinando a pronúncia e fazendo exercícios. 

 

Além disso, o aplicativo funciona também como uma rede social. Você estará conectado a uma comunidade de usuários de diversos países e alguns de seus exercícios serão corrigidos por nativos da língua escolhida para estudo. Você também poderá corrigir pessoas que estão estudando o português, por exemplo. O princípio é bacana, mas atenção! Não é porque a pessoa tem o francês como língua materna que ela te corrigirá necessariamente da forma correta. Assim como nós brasileiros não temos completo domínio da língua portuguesa e cometemos erros, os franceses também podem cometer erros em francês! 

 

Você pode escolher começar o curso do zero ou então já determinar um nível. Recomendamos que você comece do zero pois as lições são bem curtas (duração aproximada de 10 minutos) e é uma forma de você fazer uma revisão geral de tudo o que já aprendeu até hoje.

 

Dentro dos níveis, as lições são divididas por temas, por exemplo: família, restaurante, telefone etc. Para cada lição, você terá exercícios de vocabulário relacionados ao tema principal, exercícios de gramática (nem sempre disponíveis), exercícios de escrita e exercícios de expressão oral (via gravação).

 

Nossa opinião: 

 

Os exercícios de vocabulário são legais. Novas palavras vêm sempre associadas a imagens e isso agiliza na memorização. Além da imagem, você vê a tradução na sua língua materna e há um botão para ouvir a pronúncia correta. Após uma sequência de palavras - que participam do mesmo tema - você tem exemplos de frases que incluem esse vocabulário. Essas frases podem ser lidas e escutadas também. Você passa então para os exercícios que vão verificar a sua compreensão e a sua capacidade de memorização. Para finalizar esta seção, sempre há um diálogo que também pode ser ouvido e que coloca essas novas palavras em contexto. Aqui na AFGABC acreditamos muito no poder da repetição do conteúdo a ser adquirido, mas ela precisa ser feita de forma diversa e criativa. O mesmo formato de exercício para cada tema cansa. Depois de um tempo, fica chato fazer sempre o mesmo tipo de manipulação da plataforma.

 

Já com relação à gramática, ficamos um pouco decepcionados, pois o método só se mostra realmente útil na versão paga. São três procedimentos: descoberta, desenvolvimento e prática. Mas as explicações são muito limitadas e o usuário pode ficar facilmente com dúvidas. Mais uma vez, se você estiver usando a plataforma como reforço, seu aproveitamento será ótimo, mas para um iniciante não dá (pelo menos na versão gratuita). Um ponto bem bacana, é que em alguns momentos, toda essa sequência é quebrada com explicações-chave. O que permite a você relembrar por exemplo, até na sua língua materna, de questões fundamentais da estrutura linguística. Você vai relembrar por exemplo, a diferença entre um adjetivo e um advérbio. A seção de gramática também se encerra com exercícios de frase em contexto.

 

Quanto aos exercícios de escrita, eles serão corrigidos pelos contatos que você fará na rede social. O ponto positivo é que você vai ter a oportunidade de conversar com nativos e até, quem sabe, fazer amizades. O ponto negativo: lembramos novamente que o nativo pode não corrigir corretamente o seu exercício. Se você, por qualquer motivo, ficar com alguma dúvida, consulte um instrutor de francês.

 

Do que não gostamos? Dos exercícios de expressão oral. Estamos falando com uma máquina e é claro que ela nem sempre capta o que você está dizendo com precisão. Fizemos os testes de pronúncia com pelo menos três instrutores de francês, inclusive com o diretor da AFGABC, que é francês, e ficamos super insatisfeitos. Por mais que a pronúncia esteja clara e perfeita, ainda assim a plataforma é capaz de concluir que você errou. Ou seja, não dá pra saber se você realmente se equivocou ou se foi apenas falha da tecnologia. Você também pode submeter alguns exercícios à correção via rede social.

 

Teste você também e conte-nos o que achou do aplicativo. A sua opinião sempre nos interessa! Comente aqui ou mande um e-mail para comunicacao@aliancafrancesagabc.com.br.

 

Em breve falaremos sobre o Hello Talk, fique ligado nas notícias de nosso site.

 

Curta também a nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e inscreva-se em nossa canal no Youtube.

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
Últimas notícias
Please reload

Aliança Francesa do Grande ABC

 

R. das Figueiras, 2.658, Campestre

Santo André - SP, 09080-301

 

Telefones: (11) 4436-9578 / 4427-4586

Whatsapp: (11) 97311-9578

aliancafrancesagabc@aliancafrancesagabc.com.br