AF no MUNDO

Alliance Française de Paris, sede da Fondation des Alliances Françaises.

AF no BRASIL

Aliança Francesa de Botafogo, Rio de Janeiro, sede da Delegação Geral das Alianças Francesas.

Promover a língua francesa e a cultura francófona: esse é o papel das mais de 800 Alliances Françaises espalhadas por 132 países do mundo, reunindo cerca de 500 mil estudantes.​

A Fondation des Alliances Françaises, sediada em Paris, gerencia todas as unidades francesas e estrangeiras. Sua principal função é garantir que o padrão de excelência da marca seja respeitado por todos os estabelecimentos.

As Alianças Francesas são as únicas escolas reconhecidas pelo governo francês em território estrangeiro. Além disso, têm exclusividade para conceder os diplomas de proficiência do Ministère de l'Éducation Nationale: Delf (Diplôme d'études en langue française) e Dalf (Diplôme approfondi de langue française).

A instituição foi criada há mais de um século, em 1883, em Paris, pelo diplomata Paul Cambon em parceria com o geógrafo Pierre Foncin. Ambos foram assessorados por um comitê de personalidades de diversas áreas do conhecimento da época.

Apenas dois anos após a criação da primeira Aliança Francesa, nosso país foi premiado com a chegada da instituição no Rio de Janeiro. Hoje, são 37 Alianças e 65 implantações espalhadas por todas as regiões.​

Ao contrário do que se pensa, A Aliança Francesa não segue o modelo de franquias. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que se multiplica através da criação de escolas administrativamente independentes.

Cada diretor de escola conta com um conselho administrativo formado por voluntários e regido por um presidente eleito. A fim de garantir o padrão de ensino da marca no Brasil, todas as escolas respondem à Delegação Geral das Alianças Francesas, sediada no Rio de Janeiro. Jean Bourdin é o atual responsável nomeado pela Fondation.

Anualmente, presidentes e diretores se encontram para reuniões e formações promovidas pela Delegação. Além disso, a Associação Brasileira das Alianças Francesas (Abraf), fundada em 2001, forma uma rede solidária e estreita ainda mais os laços entre os gestores.

AF no ABC

"Nossa missão: ensinar a língua francesa para que nossos alunos vivenciem de forma prazerosa uma nova cultura e desenvolvam autonomia para atingir seus objetivos pessoais e construir novos projetos de vida."

Presidente: Fernando Gonzalez

Vice-presidente: Nelson Tadeu Pasotti Pereira

Diretora: Susana Silva

Assistente de direção: Leila Petricelli França

Secretaria: Evelyn França de Souza, Gabriela Preto, Maria Rafaela Medeiros

Instrutores de francês: Laís Zampol, Marcelo Alves Viana, Maria Aparecida Frenay, Milena Jovanovic, Monika Tognollo, Sheyla Tasso, Sonia Gigeck, Sonia Rodrigues, Susana Silva

Sua Aliança com a França em Santo André!

Estamos em Santo André desde março de 1953 e reunimos alunos que moram e/ou trabalham nas sete cidades que compõem o Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A escola fica em um contemporâneo prédio comercial da rua das Esmeraldas, no bairro Jardim, em Santo André.

Pronto, você chegou! Estacione o seu carro com segurança no subsolo do prédio. Dirija-se até a sala 31 e seja recebido pela simpática equipe de secretárias. Peça informações sobre os cursos e serviços oferecidos, inclusive em língua francesa se quiser! Todas também são alunas e interagem com os alunos e instrutores em francês!

Em seguida, visite as sete modernas salas de aula, todas equipadas com computadores, projetores, telões e ar condicionado. Tudo para que a sua experiência de aula seja enriquecedora e prazerosa.​

De volta à recepção, fique à vontade para folhear o material disponível para empréstimo aos alunos. Destaque para a coleção de livros de leitura adaptada para estudantes de todos os níveis.

Agora você já tem tudo o que precisa para começar a estudar com a gente. Faça a sua inscrição e antes de ir embora, coma um macaron no café do térreo, sem esquecer de dar um pulo na livraria, onde você já pode adquirir o seu material com desconto.

Clique nas fotos para ampliá-las (créditos: Monika Tognollo).