14 de julho – feriado nacional da França


Hoje é dia de festa na França. Trata-se de uma festa republicana, símbolo da liberdade.


Para comemorar esta data, a Aliança francesa do Rio de Janeiro preparou um podcast muito especial, rico em informações mas divertido também. Tem até uma piada sobre os franceses!!


Segue o link, esperamos que gostem!

https://open.spotify.com/episode/6Ca4ROZE29NQr94e85JFoQ?si=MEXF1Oh9TYySvHo_meY9sA


O dia 14 de julho é a data simbólica da passagem da « Monarchie » à la « République ».

Nos primeiros meses da Revolução Francesa, em 1789, um grande descontentamento reinava por toda a França. Os deputados do Terceiro Estado (representantes da burguesia) se opunham ao Rei da França, Luis XVI e reivindicavam a criação de uma Constituição.


A França passava por uma grande crise financeira. A renda do Terceiro Estado , a classe menos privilegiada, havia diminuído e sobre ele recaíam cada vez mais impostos.


O povo faminto e descontente se juntou ao Terceiro Estado para contestar e juntos decidiram invadir a Bastilha, prisão do Estado símbolo do absolutismo e do Antigo Regime. E assim se deu a «Queda da Bastilha» dia 14 de julho de 1789.


Desde então, este episódio passou a simbolizar , para os franceses, a liberdade e a luta contra a opressão.

Uma curiosidade : o 14 de julho comemora ainda a "Festa da Federação » do dia 14 de julho de 1790, que celebrou com grande pompa o primeiro aniversário da insurreição da Bastilha.



44 visualizações