top of page

Curiosidades do feriado Nacional na França.

Atualizado: 15 de jul. de 2021

Dia 14 de julho é feriado Nacional na França.

1- Trata-se antes de mais, de uma festa republicana, símbolo da liberdade.

O dia 14 de julho é a data simbólica da passagem da « Monarchie » à la « République ».

Nos primeiros meses da Revolução Francesa, em 1789, uma grande agitação reinava por toda a França. Os deputados do Terceiro Estado (representantes da burguesia) se opunham ao Rei da França, Luis XVI e reivindicavam a criação de uma Constituição.

A França passava por uma grande crise financeira causada pela enorme dívida do país e pelos gastos crescentes da monarquia. A renda do Terceiro Estado , a classe menos privilegiada, havia diminuído e sobre ele recaíam cada vez mais impostos.

O povo faminto e descontente se juntou ao Terceiro Estado para contestar e juntos decidiram invadir a Bastilha, prisão do Estado símbolo do absolutismo e do Antigo Regime. E assim se deu a «Queda da Bastilha» dia 14 de julho de 1789.

Desde então, este episódio passou a simbolizar , para os franceses, a liberdade e a luta contra a opressão.

Uma curiosidade : o 14 de julho comemora ainda a "Festa da Federação » do dia 14 de julho de 1790, que celebrou com grande pompa o primeiro aniversário da insurreição da Bastilha.


2- O desfile militar que percorre os Champs Elysées.

O cortejo militar desce a Avenida dos Champs Elysées desde a « Place de l’Étoile» ( onde se situa o Arco do Triunfo) até à « Place de la Concorde », onde os militares saúdam o Presidente da Républica e outros representantes do Estado, assim como as personalidades políticas estrangeiras convidadas.


3- Les feux d’artifice et les bals

É também uma festa popular que conta com bailes, iluminações especiais e exibição de fogos de artifício por todas as cidades do país.

Cada município organiza sua cerimônia de exibição dos fogos de artíficio, normalmente acompanhada de música e muito esperada pelas pessoas que se reunem em família ou entre amigos para assistir, aproveitando o clima de verão.


4- Os fogos de artifício mais esperados são os da Torre Eiffel

O evento começa em geral com um show musical de música clássica e de artistas atuais, nacionais e internacionais aos pés da Torre. Mais tarde, o céu de Paris se ilumina e durante aproximadamente 30 minutos o público se encanta com um show pirotécnico « magnifique » baseado em um tema diferente a cada ano.



119 visualizações
bottom of page