top of page

10 contas no Instagram obrigatórias para quem estuda francês


Conta Instagram da Campus France Brasil.
Quer estudar em uma universidade francesa? Passagem obrigatória pela conta da Campus France Brasil.

Se você é estudante de francês e tem um perfil no Instagram, recomendamos que você siga as seguintes contas para ficar informado sobre a presença da língua francesa e da cultura francófona no Brasil.


"On y va!"


Conta da Fondation des Alliances Françaises. Sediada em Paris, a Fondation guia todas as unidades (na França e no exterior) da mais importante rede de escolas de francês do mundo: a Aliança Francesa. Nessa conta, você fica por dentro de todos os eventos promovidos pela Aliança Francesa de Paris (aproveite enquanto estão no formato online!), dos concursos internacionais (dos quais você pode inclusive participar!) e das notícias mais relevantes de todas as Alianças do mundo.


Conta da Aliança Francesa do Grande ABC (nós!). Já que você vai seguir a Fondation, siga-nos também! Estamos há 67 anos em Santo André (São Paulo) transmitindo a língua francesa e a cultura francófona para a região do Grande ABC. Na conta, divulgamos os cursos da escola, as informações de inscrição para os exames oficiais de proficiência, dicas linguísticas, dicas culturais, jogos e notícias ligadas à francofonia.


Conta da Embaixada da França no Brasil. Se você não vê a hora de poder comprar uma passagem para ir para a França, fique atento às publicações da Embaixada. Além disso, você fica informado sobre eventos nacionais e notícias ligadas à francofonia sobre os temas: gastronomia, cinema, literatura, música, intercâmbio e turismo.


4. @sp.fr

Conta do Consulado da França em São Paulo. Lá, você encontra o mesmo tipo de publicações da conta da Embaixada, mas com foco em São Paulo.


Conta da Campus France Brasil, agência oficial do governo francês para a promoção do ensino superior na França. Tudo o que você precisa saber para estudar em uma universidade francesa: candidaturas, bolsas de estudo e vistos. Ponto forte: as numerosas lives com estudantes que passaram pela agência e que hoje estão na França.


Conta da representação oficial do governo do Québec no Brasil. Publicações essenciais para quem pretende imigrar. Acompanhe as publicações sobre as campanhas de recrutamento de trabalhadores e estudantes brasileiros.


Conta da Câmara de Comércio França Brasil. Publicações sobre as relações econômicas, comerciais, industriais e culturais entre a França e o Brasil. Ponto forte: divulgação de inúmeras conferências. Importante: se você deseja trabalhar em uma empresa francesa no Brasil, consulte regularmente a página de vagas do site da câmara (www.ccfb.com.br).


Conta da biblioteca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Programação franco-brasileira rica e diversificada, com conferências, debates, exposições, projeções de documentários e aulas.


Conta do serviço audiovisual da Embaixada da França no Brasil. Indispensável para cinéfilos e amantes do cinema francês. Publicações sobre a programação de filmes franceses em todo o Brasil, no circuito comercial e cultural: salas de cinema, filmes em DVD, festivais, mostras e cineclubes.


Conta do Festival Varilux de Cinema Francês. O Festival, que acontece uma vez por ano, em junho, em diversas salas do Brasil apresenta a cada vez cerca de 20 produções francesas recentes e um clássico. Em 2020, por conta da pandemia, foram duas edições, uma online e outra presencial. Fique conectado para acompanhar as novidades e a programação anual.

1.070 visualizações
bottom of page