top of page

Gertrudes Bertinet recebe medalha da Ordem das Palmas Acadêmicas


A ex-diretora da Aliança Francesa do Grande ABC, Gertrudes Bertinet, recebeu ontem, dia 12 de agosto, das mãos do conselheiro de cooperação e ação cultural da Embaixada da França em Brasília, Jean-Paul Rebaud, uma medalha da Ordem das Palmas Acadêmicas, por seu trabalho de 27 anos com a língua francesa. A condecoração é concedida pelo Ministério da Educação da França para honrar méritos de franceses ou estrangeiros que contribuem para a expansão da cultura francesa no mundo. Gertrudes recebeu o título de Cavaleiro.

A cerimônia de entrega da medalha aconteceu na Aliança Francesa de São Paulo e contou com a presença de autoridades do Consulado Geral da França em São Paulo. Entre elas, o adido de cooperação e ação cultural, Jean-Pierre Garino, o adido de cooperação para o francês, Jean-Luc Puyau e o adido de cooperação universitária e diretor da agência de promoção do ensino superior francês Campus France, Jacky Cailler. Estavam presentes também o delegado geral da Aliança Francesa no Brasil, Jean-Paul Lefèvre, o diretor geral da Aliança Francesa de Sâo Paulo, Olivier Debray e convidados.

A cerimônia também homenageou o diretor da Aliança Francesa de São José dos Campos, Manuel Menéndez. Gertrudes e Manuel foram convidados para um breve discurso de agradecimento. "É muito emcionante ser reconhecida pela sua dedicação. Tenho muito amor pela língua francesa e todos estes anos de trabalho foram muito prazerosos para mim", disse Gertrudes.

62 visualizações
bottom of page