top of page

Alunas da AFGABC participam da semifinal do Festival da Canção Francesa


No dia 29 de agosto, sábado, às 19h, as alunas da Aliança Francesa do Grande ABC, Cristina Zamperlini e Fernanda Chagas, subirão ao palco do Teatro Aliança Francesa, em São Paulo, para soltar a voz durante a semifinal do Festival da Canção Francesa 2015.

O vencedor, ou vencedora, desta etapa representará o estado de São Paulo na final do concurso cujo prêmio principal será uma viagem para a França. Cristina e Fernanda concorrerão com outros oito candidatos vindos de outras Alianças Francesas do estado de Sâo Paulo.

A entrada para assistir as apresentações é livre e gratuita. A banda Les Serges, que se apresenta na noite paulistana com repertório francês, cuidará da orquestração das canções escolhidas. A animação do concurso ficará por conta do ator Júlio Mancini, que também entrevistará brevemente cada um dos cantores antes de suas performances.

Cristina participará do Festival pela terceira vez e agora com a clássica La Bohème, de Charles Aznavour. "Escolhi esta música pois ela expressa todo o charme da boemia dos anos 20 na França. Ela fala de Montmartre, bairro boêmio de Paris, pelo qual sou apaixonada.", diz ela. Já Fernanda buscou inspiração em repertório mais moderno. Em sua segunda participação no Festival, ela cantará Soulman, de Ben L'Oncle Soul. "Quando ouvi esta música pela primeira vez, logo criei grande afeição por ela. Além da parte musical, gosto muito da letra. Ela transmite a mensagem de que, apesar de querermos ser excepcionais, o que realmente importa é sermos nós mesmos, e isso já é suficiente", comenta ela.

Cristina começou a estudar na Aliança Francesa do Grande ABC em 2012. Ela criou a sua própria linha de sabonetes e aromatizadores e para especializar-se na área viu que precisava do francês para suas pesquisas. "Eu logo me apaixonei pela língua francesa e hoje gosto de tudo que remete à França", revela Cristina. A canadense Céline Dion é uma de suas cantoras preferidas. Cristina canta por prazer e suas participações nas edições anteriores do Festival a aproximaram do repertório francófono. Para este ano, o que ela quer é se divertir. "Participar do Festival é muito mágico!".

Fernanda está determinada a conquistar uma vaga na final. "Na edição anterior eu estava muito nervosa, mas neste ano acho que vou conseguir aproveitar muito mais!", exclama. A aluna da Aliança Francesa do Grande ABC há pouco mais de um ano é fã da banda Coeur de Pirate. Fernanda, que já coleciona algumas apresentações musicais em seu currículo, busca incluir em seu repertório canções que expressem algum tipo de originalidade. "Participar do Festival no ano passado foi uma das melhores experiências da minha vida!", conclui.

A Aliança Francesa do Grande ABC torce fervorosamente para que ambas possam ser muito aplaudidas e orgulha-se por poder fazer parte desta história. Bonne chance les filles!

Teatro Aliança Francesa R. General Jardim, 182, Vila Buarque, Sâo Paulo - SP. 29/08, 19h. Grátis

Cristina Zamperlini

Fernanda Chagas

18 visualizações
bottom of page