top of page

Minutos que valem ouro: o que fazer antes do início da sua aula de francês?


Opa! Você chegou mais cedo na escola hoje? Ótimo! Nada de perder tempo consultando e-mails ou recados nas redes sociais através do celular. Aqui vão algumas dicas úteis de como você pode aproveitar os minutos que antecedem a aula.

1. Dê uma olhada nos painéis de aviso da entrada da escola e da sua sala de aula. Você pode estar perdendo informações importantes, como datas de inscrição em exames de proficiência, ou então dicas culturais relacionadas à língua francesa.

2. Faça uma visita à midiateca. A nossa televisão está sempre ligada no canal francês TV5. Além de conhecer a rica programação, você já vai afinando o seu ouvido para a aula. Aproveite também para consultar os DVDs, CDs e livros disponíveis. Assistir a um filme em francês, mesmo com legendas em português, é uma forma descontraída de estudar. Você, com toda certeza, reconhecerá palavras, entenderá frases, aprenderá vocabulário novo, se aproximará da cultura francesa e, tudo isso, divertindo-se.

3. Corra para a sua sala de aula e faça a lição de casa! Assim, você já estará revisando o conteúdo passado na aula anterior e poderá corrigir os exercícios com a sua turma, sem ficar completamente perdido. De quebra, você deixará o seu instrutor mais feliz!

4. Se você já havia feito a lição de casa, aproveite para folhear o seu caderno e o seu livro revisando o conteúdo das aulas passadas. Assim, quando a sua aula começar, o seu aproveitamento será muito maior. Seu cérebro já haverá apertado a tecla sap e você não perderá tempo tentando lembrar de coisas que já viu.

5. Se o seu instrutor já estiver dentro da classe, aproveite para tirar todas as suas dúvidas, pedir conselhos, ou apenas conversar (em francês, é claro!). O mesmo vale se os seus colegas já tiverem chegado também. No lugar de falar do resultado do jogo de futebol em português, que tal tentarem juntos em francês? Pode ser divertido!

6. Vá até a cafeteria da escola, tome um cafézinho e coma alguma coisa. De barriga cheia, fica mais fácil prestar atenção na aula. Vá até o banheiro, jogue uma água no rosto e tente relaxar. Respire fundo, deixe todos os seus problemas de lado e entre na sala de aula disposto a passar um momento agradável com o seu instrutor e a sua turma.

Se você tem outras dicas, deixe-as nos comentários. Elas podem ser úteis para alguém!

24 visualizações
bottom of page