top of page

Jornalista do Le Monde vem a Santo André para palestra sobre as mulheres nas zonas de conflito


No dia 9 de novembro, segunda-feira, às 19h30, a Aliança Francesa do Grande ABC, em Santo André, receberá em seu auditório a premiada jornalista francesa Annick Cojean para uma palestra sobre a situação das mulheres nas zonas de conflito do Oriente Médio.

Annick é repórter especial no jornal Le Monde (onde trabalha desde 1981) e lançou, em 2012, o livro O Harém de Kadafi (Les proies dans le harem de Kadhafi), traduzido para cerca de 20 idiomas e também publicado no Brasil pela editora Verus. A obra denuncia, através de relatos reais, as violências sexuais contra as mulheres praticadas pelo ditador líbio Muamar Kadafi por mais de 40 anos em que esteve no poder. Sua personagem principal é Soraya, uma menina recrutada por Kadafi aos 15 anos, durante uma visita do líder a sua escola, para ser a sua escrava sexual. Soraya foi mantida presa em sua fortaleza, em Tripoli, por cinco longos anos e após a morte do ditador, ao encontrar-se com a jornalista francesa, decidiu contar ao mundo a sua aterrorizante experiência.

Além da história de Soraya, Annick falará sobre milhares de outras mulheres no mundo que passam por situações parecidas ou piores. A repórter esteve na Síria em 2014 e chocou a sociedade francesa com um artigo sobre as torturas diárias praticadas por lá. "Nesta viagem, percebi que a maioria dos meus colegas de profissão restringem seus relatos ao conflito político e às tragédias provocadas pela guerra civil. Nessas reportagens, as mulheres quase nunca aparecem. É como se não existissem.", conta ela. "É preciso dizer que as mulheres sírias são as principais vítimas deste conflito. Muitas delas são usadas como instrumento de guerra. Passam por torturas impensáveis e são obrigadas a calar-se. Em busca de informação, soldados obrigam pais e irmãos a estuprarem as suas próprias filhas e irmãs. Para mim, o abuso sexual de mulheres tornou-se a principal arma de destruição em massa nestas zonas de conflito.", completa.

A palestra de Annick será feita em língua francesa. Para que os alunos de todos os níveis do idioma possam compreendê-la, a simpática Annick prometeu articular bem as palavras e falar lentamente. Para os não francófonos, haverá tradução para o português, feita pelos instrutores da escola Frédéric Fabian Ribette e Sonia Aparecida Gigeck. Ao final do evento, haverá espaço para perguntas do público presente. A entrada será livre e gratuita.

Além de trabalhar para o Le Monde, a jornalista comanda o programa de televisão Duels (Duelos), no canal France 5. Nele, ela exibe uma série de documentários que cruzam as histórias de dois personagens rivais.

Ela também integra o júri do Prêmio Albert-Londres, que todos os anos e desde 1933 reconhece o melhor repórter de imprensa escrita. Annick recebeu o disputado título em 1996 por uma série de reportagens sobre o aniversário de 50 anos da libertação Auschwitz, em memória da Shoah.

Annick já envolveu-se em projetos jornalísticos de importantes e diversos veículos de informação franceses. Entre eles, as rádios France Inter e Europe 2 e as empresas de televisão France 5 e TV5 Monde. Nascida na região da Bretagne, ela estudou direito, artes cênicas e política. Ficou conhecida do grande público por suas entrevistas a personagens famosos e populares como a princesa Diana, poucos dias antes de sua morte, ou a bela atriz Isabelle Adjani.

Palestra de Annick Cojean 09/11/2015 - 19h30 Auditório da Aliança Francesa do Grande ABC R. das Figueiras, 2.658, Campestre, Santo André - SP Tel.: (11) 4436-9578 / (11) 4427-4586 Entrada livre e gratuita

Se possível, confirme a sua presença em nosso evento no Facebook.

Crédito da imagem: Tina Merandon

28 visualizações
bottom of page