top of page

Jornalista radicado em Paris apresenta livro sobre história do Brasil nas ruas da capital francesa


Na quarta-feira, dia 4 de maio, às 19h30, a Aliança Francesa do Grande ABC, em Santo André, receberá, direto de Paris, o jornalista e escritor carioca Maurício Torres Assumpção, que apresentará - em português - o seu primeiro livro "A história do Brasil nas ruas de Paris", publicado em 2014 pelas editoras Leya e Casa da Palavra.

Finalista em 2015 na categoria Reportagem do mais respeitado prêmio literário brasileiro, o Jabuti, o livro narra a história dos brasileiros que deixaram o seu legado em Paris. Entre eles, Oscar Niemeyer, Dom Pedro II, Alberto Santos Dumont ou Heitor Villa-Lobos. Celebrada em placas, monumentos e nomes de ruas espalhados por toda a Cidade Luz, a presença brasileira é revelada no livro com uma prosa leve e bem-humorada, apesar das imprescindíveis referências históricas.

“Quando cheguei em Paris, em 2008, fui morar na Place du Colonel Fabien, onde está a sede do Partido Comunista Francês projetada por Niemeyer”, conta o autor. “Depois, encontrei, por acaso, a Capela da Humanidade fundada pelo positivista brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, no sofisticado bairro do Marais. Aos poucos, me dei conta de que havia um imenso legado brasileiro em Paris, que poderia render um guia de curiosidades para os turistas brasileiros. Mal sabia que o modesto guia tomaria três anos da minha vida, transformando-se num livro de história de 500 páginas!”, conclui.

A pesquisa de Maurício cobre cerca de 200 anos de história. Antes de se lançar na literatura, o jornalista construiu, aqui no Brasil e também na Europa, uma sólida carreira na televisão. Maurício integrou as equipes de reportagem da TV Globo e da TV Manchete. Emigrou para Portugal pela revista esportiva Vela & Náutica, fugindo um pouco das câmeras, mas logo em seguida, dois anos depois, mudou-se para a Inglaterra onde cursou o mestrado de Cinema e Televisão da London College of Communication.

Contratado pela IMG, maior produtora mundial de programas esportivos, onde trabalhou durante dez anos produzindo reportagens e documentários em mais de 40 países, o jornalista destacou-se internacionalmente com "In the heart of football", documentário de longa-metragem sobre o futebol como elemento marcante da cultura nacional. O filme recebeu calorosa acolhida da crítica francesa (dos jornais Le Monde e Le Figaro). Maurício também prestou serviços para a FIFA, cobrindo as Copas do Mundo de 2002 no Japão, de 2006 na Alemanha, e de 2014 no Brasil. Em 2010, também produziu o DVD oficial da Copa do Mundo da África do Sul.

Após passagem por Santo André, ele segue em turnê de conferências por mais 12 cidades brasileiras, sempre acolhido pelas Alianças Francesas. Na quarta-feira, exemplares do livro serão disponibilizados para compra pela Livraria Francesa, que mantém uma loja dentro da escola andreense. Vale lembrar que a entrada para o evento é franca e gratuita.

Abaixo, um trecho do livro.

"Na terça-feira, 22 de maio de 1877, alguém bateu à porta do apartamento de Victor Hugo, em Paris, sem ter sido anunciado. O consagrado escritor abriu a porta, e se espantou: um senhor alto, de barbas brancas, vestindo casaca e cartola o encarava. Era o imperador Pedro II do Brasil, em sua segunda viagem internacional. Surpreso com a visita inesperada, Hugo, um feroz republicano, convidou o monarca a entrar. Na sala, os dois travaram uma conversa franca e amigável, entre leitor e escritor, que selaria a amizade entre aqueles dois homens de universos tão distantes."

Conferência "A história do Brasil nas ruas de Paris" com Maurício Torres Assumpção Quarta-feira, 04/05, 19h30 Entrada livre e gratuita Aliança Francesa do Grande ABC Rua das Figueiras, 2.658, Campestre, Santo André - SP Tel.: (11) 4427-4586 / 4436-9578

95 visualizações
bottom of page