top of page

Aluna da Aliança Francesa do Grande ABC representará a região na semifinal estadual do Festival da C


Imagem 1: Fernanda Chagas, vencedora desta primeira etapa do Festival, recebe flores das mãos do presidente do conselho da AFGABC, Nelson Tadeu Pasotti Pereira.

Imagem 2: O júri se reúne no camarim do anfiteatro da UFABC. Da esquerda para a direita: Mathieu, Nelson, Pablo, Angélica, Gertrudes e Bruno.

Imagem 3: Cristina Zamperlini se apresenta com a música "L'Aigle Noir".

Foram 40 minutos. Uma longa espera para os que aguardavam a decisão do júri. O público presente, decerto pequeno, mas previsto para uma quarta-feira (22/06/2016) chuvosa e gelada, só conseguiu relaxar lá pelo meio do pocket show do cantor Carlos Miúdo, que investiu no bom humor e convidou os presentes a cantarolar refrões conhecidos da nossa querida música popular brasileira.

Esta primeira etapa do Festival da Canção Francesa 2016 aconteceu no anfiteatro do Campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC) e classificou a confeiteira e aluna da Aliança Francesa do Grande ABC (AFGABC), Fernanda Chagas, para a semifinal estadual que acontecerá em agosto no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo. Fernanda, que é de São Bernardo do Campo e estuda a língua francesa há aproximadamente três anos, está participando pela terceira vez deste concurso anual e para este ano escolheu a canção "Jour 1", da cantora Louane. "A melodia é agradável e me chamou a atenção", disse ela com sua voz doce ao apresentar-se para o público. No ano passado, Fernanda ficou em segundo lugar na semifinal. Vamos torcer para que ela seja a grande escolhida desta vez e passe para a final nacional.

A decisão por Fernanda não foi nada fácil para o júri especialmente composto para a ocasião. Nelson Tadeu Pasotti Pereira, atual presidente do conselho da AFGABC, Mathieu Claudel, atual diretor da AFGABC, Gertrudes Bertinet, ex-diretora da AFGABC e consultora em gestão escolar, Angélica Nicoletti, editora-chefe do site Estilo Angélica, Pablo Marchatto, baterista, compositor e produtor musical e Bruno Guedes, músico e diretor da Lorevic Soluções Gráficas, empresa parceira da AFGABC, tiveram que negociar para chegar a este resultado. Um primeiro empate por pontos (cada critério avaliado valia pontos) gerou uma longa discussão.

A concorrente de Fernanda foi Cristina Zamperlini, que é contábil e loucamente apaixonada por música. Cristina também é aluna da AFGABC e emocionou a todos com a sua bela performance da canção "L'Aigle Noir", da cantora Barbara. "Havia somente uma vaga para este ano e ficamos tristes por não poder levar a Cristina desta vez. Mas gostaria de ressaltar que a apresentação dela foi igualmente bela e de qualidade", comentou o diretor Mathieu ao final da noite de festa.

Festa essa que fez parte das comemorações da primeira Fête de la Musique organizada internamente pela UFABC. Na França, o dia 21 de junho é uma alegria. Não só por causa da chegada do verão, mas também porque todas as cidades são tomadas por músicos, cantores, grupos, profissionais e amadores. Há música por todo o lado! E moradores e turistas saem ao final da tarde de suas casas e hotéis para curtir a noite e a madrugada nas ruas.

Para a ocasião, além do Festival da Canção Francesa, a UFABC disponibilizou uma exposição sobre Paris, organizou no mesmo dia, à tarde, uma apresentação de sua Infanteria formada por alunos e convidou o francês Emmanuel Esnaut para ocupar o estacionamento com o seu Food Truck Le Blé d'Or e suas deliciosas e autênticas crêpes e galettes.

Nos vídeos abaixo, você descobre as músicas cantadas por Fernanda e Cristina. E em breve, aqui mesmo no site da AFGABC, traremos notícias sobre a segunda etapa do Festival.

Jour 1 - Louane

L'Aigle Noir - Barbara

43 visualizações
bottom of page