top of page

Rádio: um jornal diário e de fácil compreensão para estudantes de francês


As férias do seu curso de francês estão chegando e você já começa a sentir os sintomas de abstinência. Ai, ai, ai... Sem pânico! Temos dicas de como você pode ficar em contato com a língua.

A dica de hoje é para quem gosta de notícias. Você sabia que a Radio France Internationale (RFI) publica diariamente em seu site um jornal com as principais informações do mundo em francês fácil? É isso mesmo, "en français facile"! Isso significa que por trás do texto jornalístico, há um trabalho pedagógico. O vocabulário usado é de simples compreensão, as estruturas gramaticais levam em consideração os limites do estudante de francês como língua estrangeira e a dicção dos apresentadores é elaborada.

Trata-se de um excelente exercício para aqueles que desejam aperfeiçoar a compreensão oral. Para ter acesso ao jornal, você deve entrar no site da rádio, www.rfi.fr, e descer via barra de rolagem até a categoria "Apprendre le français". Depois, basta clicar em "Journal en français facile" e selecionar a data que te interessa. Surpresa! Clicando na data escolhida, além de ter acesso ao áudio (tenha coragem e aperte o play!), você ainda pode acompanhar a transcrição, ou seja, o texto de tudo o que está sendo dito! Viva!

A estrutura é sempre a mesma. Primeiramente, os apresentadores lançam os títulos das notícias que serão abordadas, para em seguida desenvolvê-las. Gostou? Conte-nos através dos comentários se você conseguiu acompanhar bem o jornal de hoje. Não esqueça de nos dizer qual é o seu nível de francês.

E se você deseja receber mais dicas úteis da AFGABC, curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

58 visualizações
bottom of page