top of page

Dalf C1: cinco dicas para ter sucesso


Bravo! É com muito orgulho que a Aliança Francesa do Grande ABC (Afgabc) anuncia que os seus instrutores Matheus Leão e Monika Tognollo passaram no Dalf (Diplôme approfondi de langue française), nível C1 (avançado com fluência), com excelentes notas. O sucesso neste exame, que dá direito a um diploma vitalício e oficial do governo francês, é resultado de muito estudo e dedicação.

Matheus é aluno da Afgabc desde 2010, cursou até o nível C1 e em 2014 começou a lecionar. Ele trouxe do inglês a sua experiência como instrutor de línguas estrangeiras. Já Monika chegou na escola em 2009, terminou o curso e em 2015 trocou a rotina de advogada pela de instrutora de língua francesa. Para isso, especializou-se com um curso de didática da Aliança Francesa de São Paulo.

Além de colegas de trabalho, os dois também são amigos e juntaram forças para estudar para o exame. "Desde fevereiro estávamos nos reunindo na escola de duas a três vezes por semana para estudar por pelo menos uma hora e meia", conta Monika. "Nós decidimos nos corrigir um ao outro de maneira bastante sincera e rígida. Funcionou!", acrescenta ela.

A Afgabc pediu para Matheus e Monika elencarem cinco dicas essenciais para você que ainda vai passar o exame e deseja ter sucesso como eles. Aqui vão elas.

1. Para o exame de produção oral, estude a estrutura da apresentação (Você escolherá um tema e receberá dois artigos. Em seguida, terá uma hora para preparar a sua fala. Depois serão vinte minutos de apresentação e dez minutos de debate, quando os examinadores farão perguntas). Use bem o tempo disponível para preparação do seu plano. Não dá para redigir toda a apresentação, palavra por palavra, mas é possível anotar algumas frases-chave que você pretende usar durante seu “exposé”. Procure abordar os pontos principais contidos nos artigos de maneira um pouco mais aprofundada e chame a atenção sobretudo para os seus próprios exemplos, que podem vir a ser objeto de questionamento durante o debate. É importante respeitar também o tempo de apresentação.

2. O exame de compreensão oral também demanda preparo do candidato. Faça simulações do exame (existem muitos livros com exercícios e há exemplos de exames no site do Centre International d´Études Pédagogiques - CIEP) e desenvolva a sua técnica de anotação, “prise de note”. Leia atentamente as questões e concentre-se para tomar nota do que realmente é solicitado como resposta.

3. Treine para responder às questões de compreensão escrita no menor tempo possível. O exame prevê cinquenta minutos, mas talvez seja necessário usar parte desse tempo para terminar de responder às questões de compreensão oral. E não é uma boa ideia avançar no tempo disponível para as produções escritas. Procure ler as questões antes de ler o artigo, o que facilitará na localização das respostas.

4. Não se engane com as duas horas e trinta minutos para as produções escritas. Pode parecer suficiente para fazer rascunhos completos, mas a prática nos mostrou que se perde muito tempo na tentativa de se fazer um rascunho para depois passá-lo a limpo. O ideal é estudar bem as estruturas da “synthèse” e do “essai argumenté” e, durante o exame, rascunhar apenas as ideias principais. Reserve os últimos dez ou quinze minutos para revisar as redações e corrigir eventuais erros de ortografia.

5. Do candidato ao Dalf C1 é exigido não apenas o domínio da gramática e boa pronúncia, mas também a boa capacidade de síntese, argumentação, expressão e vocabulário. Então, leia artigos relacionados ao domínio escolhido, ouça podcasts e programas de rádio e televisão. Por fim, procure controlar também o nervosismo durante os exames que, na verdade, são mais trabalhosos do que difíceis.

Bonne chance!

Vale lembrar que as inscrições para o Delf/Dalf de novembro estão abertas até o dia 16 de setembro. Para mais informações, clique aqui.

1.780 visualizações
bottom of page