top of page

Dica Culturethèque: Comment fait-on un journal?, artigo da revista Tout Comprendre de março


Toda semana, a Aliança Francesa do Grande ABC (AFGABC) destaca um conteúdo interessante e adaptado a você, que está estudando francês conosco. Se você ainda não fez a sua inscrição na Culturethèque, não perca tempo. Esta plataforma digital é gratuita para alunos da rede Aliança Francesa.

Entre os dias 20 e 25 de março, mais de 200 mil professores de escolas públicas francesas (de todas as séries e disciplinas) participarão da "Semaine de la presse et des médias dans l'école". A iniciativa do CLEMI, Centre pour l'éducation aux médias et à l'information, tem como principal missão ajudar os alunos de todas as idades a entender a mídia francesa, a formar um senso crítico e a desenvolver interesse pela informação.

O tema da edição 2017 é: De onde vem a informação?

E é dentro deste contexto que, na Culturethèque, encontramos uma revista cuja reportagem principal é sobre a mídia francesa. Trata-se de uma revista chamada Tout comprendre destinada a crianças de 8 a 12 anos. O dossiê Qu'est-ce qu'un journal? tem quatro páginas bastante didáticas e de fácil compreensão. É uma excelente oportunidade para aprender vocabulário fazendo a leitura de um artigo real. Selecionamos um pequeno trecho como exemplo: "Un chapeau est un petit texte situé au-dessus d'un article et qui résume l'essentiel de son contenu.". Deu pra entender tudo, certo? Então corre pra lá.

Uma vez conectado, é só você digitar "Tout comprendre", entre aspas, no campo de pesquisa para acessar a versão digital completa da revista deste mês.

Bonne lecture!

28 visualizações
bottom of page