• Isabelle Gertrudes Bertinet Claudel

Aliança Francesa do Grande ABC: há 64 anos ocupando charmosas casas na região


Neste mês de março, a Aliança Francesa do Grande ABC completou 64 anos. Sim, é isso mesmo, você não leu errado. São 64 anos de presença e experiência no ensino da língua francesa na região do Grande ABC, mais especificamente em Santo André e em São Caetano. Selecionamos algumas fotos das fachadas dos imóveis pelos quais já passamos. São tantas lembranças! Como é bom recordar!

1. A primeira Aliança Francesa da região ficava na rua Campos Sales, no centro de Santo André, e foi inaugurada em 1953 como filial da Aliança Francesa de São Paulo. Em seguida, migramos para a rua das Caneleiras, no bairro Jardim, onde hoje há um prédio, ao lado do restaurante Si Señor. Na sequência, fomos para esta casa que você vê na foto abaixo, na rua das Esmeraldas, também no bairro Jardim, atualmente ocupada pelo Colégio Arbos. Esta casa pertencia até então ao grupo Rhodia. Tratava-se de um "foyer" que servia de residência temporária para as famílias dos funcionários franceses que chegavam ao Brasil. Estivemos lá até dezembro de 1993, quando o seu ciclo como filial foi encerrado.

2. Não demorou muito tempo para renascermos na região novamente, mas, desta vez, não como filial, mas como Aliança Francesa independente (o que somos até hoje). Reabrimos em março de 1994 provisoriamente dentro do colégio Stocco, na avenida Padre Anchieta, também no bairro Jardim. Após um ano, com o aumento de alunos (viva!), voltamos para a rua das Caneleiras, só que na esquina com a rua das Paineiras. A atual casa da Super Pizza Pan era assim, olhem a foto aí de baixo.

3. Mais uma vez, com o crescimento do número de alunos, precisamos mudar. Mas não abandonamos a Caneleiras! Só fomos para o outro lado da rua, nesta casa da foto abaixo, em janeiro de 2001, onde está hoje o buffet infantil Toca do Leão. Que pena que esta casa foi destruída, ela era linda!

4. No meio do caminho, estivemos paralelamente em dois lugares em São Caetano. Na rua Rafael Correia Sampaio (foto abaixo) a partir de 2002 e depois na rua Amazonas, em um prédio comercial próximo à avenida Goiás. Ficamos lá até 2006.

5. Estamos agora no bairro Campestre, nesta casa que você já conhece (e se você ainda não conhece, venha conhecer!), aqui na rua das Figueiras, número 2658 e pretendemos ficar o maior tempo possível, afinal, essa casa (assim como as antigas também) é uma delícia.

Para mais detalhes sobre a história desta importante instituição, entre em contato conosco! Teremos prazer em recebê-lo para um café!

#afgabc #aliançafrancesa #imóveis #casas #história #aniversário

154 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

ALIANÇA FRANCESA DO GRANDE ABC

 

R. das Figueiras, 2.658, Campestre

Santo André - SP, 09080-301

 

Telefones: (11) 4436-9578 / 4427-4586

Whatsapp: (11) 97311-9578

aliancafrancesagabc@aliancafrancesagabc.com.br