top of page

Bons motivos para iniciar um idioma em ritmo intensivo


Aprender um novo idioma requer tempo. Não adianta você querer ir mais rápido do que a capacidade natural de absorção do seu cérebro. Dá para tocar Chopin no piano de um dia para o outro? Não, não dá. É possível participar de uma maratona pouco depois de ter começado a correr? Também não. Com o francês é a mesma coisa, você só atinge a fluência depois de muito tempo de estudo.


No entanto, acelerar um pouco o ritmo das aulas em momentos pontuais do seu percurso, como nos períodos de férias por exemplo, pode ser muito interessante para você.


Agora em julho, nós, da Aliança Francesa do Grande ABC, estamos formando uma turma de francês iniciante que estudará em ritmo intensivo, ou seja, todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, em aulas de duas horas. Isso significa que o primeiro módulo do nível básico (A1.1) será feito em apenas um mês.


Estude em julho com 10% de desconto! Todas as informações do curso intensivo estão aqui.

Quais são então as vantagens de dar esse pontapé inicial nesse formato, mesmo que para o restante do curso você respeite o ritmo regular de três horas semanais?


# A1 completo até o final do ano

Até o final do ano, você terá concluído o nível básico (A1, composto por dois módulos, A1.1 e A1.2). Como? Você fará o A1.1 em um mês (intensivo), agora em julho, e o A1.2 até dezembro (regular). Olha só que maravilha, em janeiro de 2021, você já poderá acrescentar ao seu currículo o seguinte item: Francês básico, nível A1 concluído na Aliança Francesa do Grande ABC. Uau! Você até poderá se inscrever para a primeira prova do DELF (A1) para obter um diploma oficial e vitalício assinado pelo Ministério da Educação da França se quiser!


# Uma língua familiar

Durante o período intensivo, você terá contato ativo e diário com o idioma (ouvindo, falando, lendo e escrevendo). Não dá para você ir até a França agora, mas nós a traremos de alguma forma até você e dentro da sua casa! Resultado garantido, a língua francesa logo se tornará familiar. E quanto mais familiar ela for para você, mais você se comprometerá com ela. Isso mesmo, você será cativado (assim como a raposa foi cativada pelo Pequeno Príncipe) e terá a motivação e a paixão tão necessárias para continuar aprendendo.


# Rentabilidade garantida

Não fique com receio de não conseguir acompanhar o curso nesse ritmo mais acelerado. Se no primeiro dia de aula todas as peças do quebra-cabeças estarão embaralhadas, no segundo você conseguirá organizá-las, e nos seguintes você poderá começar a juntá-las, formando um belo e iluminado horizonte mental ao final desse ciclo. Estudando todos os dias um pouquinho, o seu cérebro se manterá ativo. Você terá o sentimento de que esse ritmo é rentável. E de uma aula para a outra, você colocará em prática o que for absorvendo. Confie no tempo! Só ele terá o poder de consolidar o novo conhecimento.


# Sempre amparado

Assim como no curso regular, no curso intensivo você também terá seu material de apoio com você. O método usado pelas Alianças Francesas do Brasil é o Défi, da Éditions Maison des Langues. Ele inclui um livro, um caderno de exercícios e um acesso a uma plataforma exclusiva de exercícios virtuais. Isso quer dizer que, se além de participar das duas horas de aula, você tiver mais tempo do dia para se dedicar à língua francesa, nem que sejam apenas 15 minutinhos, você não estará abandonado e terá todo o suporte necessário para os seus estudos individuais. No final de semana, você retomará de forma autônoma todo o conteúdo visto durante a semana e organizará as suas dúvidas para conversar com o seu professor e colegas de classe na sequência.


Agora fique de olho nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) também, pois em breve publicaremos depoimentos de quem já passou por essa experiência!

61 visualizações
bottom of page