top of page

Canais de TV franceses no Youtube ajudam a aprender o idioma


Tela do canal de televisão francês France 24.
En direct: 24h/24, 7j/7 | Fonte: divulgação

Sim, é possível assistí-los legal e gratuitamente daqui do Brasil! São duas opções de canais de televisão franceses de notícias pela Internet: France Info e France 24.


Ambos ficam no ar pela plataforma Youtube 24 horas por dia, nos sete dias da semana, ou seja, de forma contínua. Para assistí-los, basta ter ao alcance um computador, um tablet ou um smartphone conectado à Internet.


Se você está aprendendo a língua francesa, recomendamos - desde o nível básico - que você abuse desses canais como complemento de estudo. Vamos aos argumentos!


# Melodia para os ouvidos!


O francês é uma língua estrangeira para o ouvido dos brasileiros. Mesmo que você não entenda imediatamente o que está sendo dito, ainda assim, siga ouvindo. Ao longo do tempo, o que era apenas barulho se tornará melodia! Você vai se acostumar com sons até então desconhecidos e isso vai te ajudar a identificá-los, mas também reproduzí-los. De vez em quando, você captará uma palavra, depois uma frase e assim por diante. Acredite, um dia você chegará ao ponto de entender uma reportagem completa! Atenção, entender não significa reconhecer cada palavra pronunciada. Entender significa receber a informação.


# Merci senhores jornalistas!


Eles são nativos, mas pela profissão que exercem articulam super bem e se expressam de forma clara e objetiva. Isso vai te ajudar e muito na tua compreensão oral! Os jornalistas também usam uma linguagem formal e ao mesmo tempo popular. Têm como compromisso se fazer entender por qualquer pessoa. A velocidade de fala também segue essa linha de pensamento: nem devagar, nem rápido demais, o que é perfeito para você que ainda não é fluente. Quanto ao sotaque, ele é, na maioria das vezes, fraco e neutro, ou seja o mais próximo possível do francês que você está aprendendo. Mais uma vantagem: geralmente, nesses canais de informação contínua, as mesmas noticias são repetidas diversas vezes e de maneiras diferentes ao longo da difusão. Ou seja, na segunda ou terceira vez, você com certeza absorverá mais conteúdo do que na primeira.


# Sejamos autênticos!


Dentro do ensino de línguas estrangeiras, quanto mais se avança no nível, mais os próprios manuais pedagógicos e instrutores fazem uso de documentos chamados de autênticos. São aqueles documentos que não foram especialmente transformados e adaptados para quem está aprendendo o idioma. Tanto faz, eles podem ser textuais, visuais ou sonoros, mas sempre de fontes originais. Exemplos: um artigo de jornal, um documentário ou uma música. Isso significa que, assistindo a esses canais, você estará consumindo exatamente o mesmo tipo de informação que um francófono (pessoa que fala francês) nativo consome no seu dia a dia.


# Tá na cara!


Quando você assiste informação, o recurso da imagem favorece imensamente a compreensão. Poder ver em imagens o que está sendo narrado, faz com que você absorva vocabulário novo de forma totalmente natural e intuitiva. Você associa palavras que ainda não conhece com o que está assitindo e aprende sem maiores esforços. E se você já é uma pessoa super atualizada e fã de informação, a tarefa se torna ainda mais fácil. Ouvir e assitir uma notícia que você já conhece, mas em português, te ajuda a aproveitar melhor esse exercício de compreensão. Você já sabe sobre o tema, então se atenta mais aos detalhes como as palavras, a construção das frases, os tempos verbais, as expressões etc.


# Super útil!


Bom, além de turbinar o seu francês, esse complemento de estudo será útil para você se manter bem informado, não só sobre o que acontece na França, mas também no mundo, já que esses canais não se limitam às notícias do território francês. E de vez em quando sai algo do Brasil, é interessante saber também que tipo de notícias do nosso país atravessam o oceano.


Bonnes études!



Quer mais dicas de estudo? Acompanhe nossas publicações nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube. Quer estudar francês com o padrão Aliança Francesa? Descubra nossos cursos.
1.889 visualizações
bottom of page