top of page

Exposição e conferência sobre o Canal du Midi, com o artista Felix Fassone


No dia 09.11 próximo (uma sexta-feira), às 20h, a Aliança Francesa do Grande ABC receberá o artista plástico Felix Fassone para uma conferência e abertura da mostra de quadros e desenhos feitos durante sua viagem de barco pelo Canal du Midi, no sul da França.

O projeto

No dia de abertura, Felix, sua esposa Rosângela Espinossi (que é nossa aluna) e o casal de amigos Lucia Faria e José Ivo da Silva contarão a experiência de navegar por uma semana no Canal du Midi. O projeto da viagem nasceu há 20 anos mas só agora foi concretizado.

O Canal du Midi foi construído pelo rei Louis XIV no século XVII para criar um caminho de transporte de mercadorias entre o Oceano Atlântico e o Mediterrâneo, evitando passar pela Península Ibérica. Hoje, o Canal é reservado à navegação turística.

Os dois casais viajaram por 120 km, passando por cidades medievais, como Carcassone, visitaram castelos, igrejas e a cidade de Castelnaudary, tida como berço do Cassoulet , prato típico do sudoeste francês,

Nesse trajeto, passaram por 63 eclusas, descobriram curiosidades e vivenciaram um pouco da história da região. Dormiram no próprio barco, à beira do canal ou em portos preparados para os navegantes. Uma experiência única, acessível, ainda um tanto desconhecida da maioria dos brasileiros mas que será partilhada com quem vier à AFGABC para a conferência.

A mostra

A mostra contará com 40 desenhos feitos in loco por Felix durante a viagem, além de três óleos sobre tela pintados após o retorno ao Brasil.

Os desenhos continuarão expostos na AFGABC até o fim de novembro.

Sobre o artista

Argentino, nascido em 1951, estudou arquitetura e história em Buenos Aires. Vive no Brasil há 30 anos, onde atuou no mercado jornalístico. Foi diretor de revistas da Editora Abril (Bravo, Contigo, entre outras). Na editora Caras, fez parte do grupo fundador da revista no Brasil, como editor executivo. Na pintura, ocupação atual, teve destaque na bienal de Firenze 2015 com o trabalho "Venezianos". Expôs a mostra "Olhares" em Campinas e foi convidado a exibir dois quadros durante a Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016. No mesmo ano, seu trabalho "Cidades Invisíveis" foi exposto em São Paulo. Em 2017 apresentou a mostra "Retratos", em Buenos Aires, uma visão das relações entre as pessoas e suas cidades. Autodidata, sua pintura transita entre o abstrato e o figurativo. Como ele mesmo define: “Um curioso pêndulo entre o consciente e o inconsciente, entre a construção e a desconstrução”.

Serviço

Exposição “Canal du Midi” – Felix Fassone

Conferência: A experiência de viajar uma semana de barco pelo Canal du Midi

Local: Aliança Francesa do Grande ABC (Rua das Figueiras, 2658, Campestre, Santo André

Data: 9 de novembro, as 20h.

Inscrição para a conferência: Gratuita (número de lugares limitados);

Exposição: Entrada livre

Informações e inscrições:: 11-4436-9578 e 11-973110-9578 ou por email: aliancafrancesagabc@aliancafrancesagabc.com.br

45 visualizações
bottom of page