De 7 a 20 de junho, cinemas de cerca de 60 cidades de todo o Brasil recebem o Festival Varilux de Cinema Francês de 2018.
Estão no programa 20 longas-metragens, de diretores e atores bastante conhecidos do público brasileiro: François Ozon (L'Amant Double / O Amante Duplo), Anne Fontaine (Marvin), Jacqueline Bisset, Isabelle Huppert, Charlotte Gainsbourg, Jean Dujardin, Vincent Cassel, Romain Duris. E até Alain Ducasse, o famoso chef de cuisine, é tema do documentário A Busca do Chef Ducasse (La quête d'Alain Ducasse). Há ainda um clássico: Z, do ano de 1969, do diretor Costa-Gravas, com Yves Montand.
Além das sessões de cinema, o Festival Varilux promove outras atividades, como Masterclass de Realidade Virtual, Encontro Franco-Brasileiro de Cinema, sessões educativas e de democratização.
Para se informar sobre a programação nas salas de cinema de São Paulo, você deve entrar no site do Festival.
Além disso, neste ano o Teatro da Aliança Francesa de São Paulo também será local de exibição do festival, com sessões de segunda a sexta-feira (às 19h15) e sábados e domingos (às 18h e às 20h). A programação está disponível no site do Teatro Aliança Francesa.
Os destaques do festival são recomendados pela nossa instrutora e cinéfila, Sonia Gigeck:
Custódia, filme de Xavier Legrand, prêmio de Melhor Direção e Melhor Primeiro Filme no Festival de Veneza 2017. O filme foi exibido no Brasil durante Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2017. O Orgulho, de Yvan Attal, O Retorno do Herói, de Laurent Tirard (e com Jean Dujardin no papel principal), duas boas comédias e Nos vemos no paraíso, de Albert Dupontel (o filme foi vencedor em cinco categorias no César de 2018).
Também merecem ser vistos Promessa ao Amanhecer, adaptação do livro de mesmo nome de Romain Gary (e com Charlotte Gainsbourg no elenco) e a cinebiografia Gauguin - Viagem ao Taiti, de Edouard Deluc, com Vincent Cassel no papel do célebre pintor.
Imagens: Divulgação
Comentários