top of page

Patrimônio francês em exposição fotográfica poética na Aliança Francesa do Grande ABC


Imagens: divulgação

A Aliança Francesa do Grande ABC (AFGABC), localizada na rua das Figueiras, no bairro Campestre, em Santo André (mapa), receberá até o dia 30 de setembro (sábado) a exposição "Imagine France, le fantastique voyage" (A fantástica viagem).

Trata-se de uma série de 25 imagens (60 X 80 cm) produzidas pela fotógrafa francesa Maia Flore. Em cada uma das fotografias, há um personagem que interage de forma poética com o cenário no qual se encontra.

A exposição é resultado de um tour de 66 dias pelo território francês, realizado por Maia em 2013 (entre julho e setembro). Suas fotos convidam o público a entrar em uma viagem onírica pelo patrimônio. São castelos, museus, igrejas, grotas, parques e bosques que servem de cenário para suas produções. Maia dá nova vida a essas riquezas culturais que tanto motivam as pessoas a conhecer a França.

Sobre a fotógrafa

Maia Flore é uma jovem fotógrafa francesa (nasceu em 1988) que expôs fotos pela primeira vez em fevereiro de 2011, no "Circulations - Festival de la jeune photographie européenne", em Paris, cujo principal objetivo é revelar talentos da fotografia na Europa.

Em seguida, participou, em 2011 também, do famoso festival de verão "Rencontres d'Arles", que leva fotografias para pontos patrimoniais da cidade de Arles, no sul da França.

Maia é, desde 2011, membro da agência fotográfica internacional VU' e se destaca pela busca de coincidências entre o que é real e a sua própria imaginação.

Após participar de diversos festivais internacionais e exposições coletivas, ela venceu, em 2015, o Prêmio HSBC de Fotografia. Maia também trabalha com projetos encomendados pela imprensa francesa e americana.

Crítica

"A França e seus tesouros culturais são um extraordinário parque de diversões para uma artista tão imaginativa e elegante como Maia Flore.", opinou Martine Ravache, jornalista francesa, especializada em história da arte, que escreveu quatro livros sobre fotografia.

"Maia Flore faz parte de uma nova geração e, o que é mais interessante, participa de uma nova fotografia, 100% digital, em que a imagem é produzida na hora e onde a pós-produção (retoque computadorizado) contribui para o resultado tanto quanto o enquadramento.", conclui.

Parceria

A exposição é fruto de uma parceria entre a fotógrafa, a agência VU', o Institut Français (órgão cultural do Ministério das Relações Exteriores francês) e a Atout France (agência de desenvolvimento turístico do governo francês). Está atualmente em turnê internacional e já passou por diversas Alianças Francesas no Brasil.

Serviço

Imagine France, le fantastique voyage de Maia Flore

De 17 de agosto a 30 de setembro

De seg. a sex. das 9h às 21h e sáb. das 9h às 16h

Grátis

AFGABC

R. das Figueiras, 2.658, Campestre, Santo André - SP

Tel.: 4436-9578

Curta também a nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube.

61 visualizações
bottom of page