top of page

Testamos o aplicativo Hello Talk para quem quer praticar francês


Imagens: Divulgação.

A oferta é grande. Existem centenas de aplicativos disponíveis gratuitamente na Play Store para quem quer estudar uma língua estrangeira. Mas será que todos eles são interessantes de fato?

Se você quer a opinião de um instrutor de línguas, fique de olho nos artigos da Aliança Francesa do Grande ABC (AFGABC). Já testamos o Busuu e agora vamos falar do Hello Talk. Apesar do nome, em inglês, o aplicativo também se destina a quem está aprendendo outras línguas estrangeiras, como o francês, por exemplo. Nossas considerações Nome: Hello Talk. Plataforma: Aplicativo para smartphone disponível na Play Store (iOS e Android). Valor: Grátis (com possibilidade de extensão das funções em versão paga chamada VIP). Princípio: Praticar a língua pela conversação (escrita e oral) com outras pessoas. Níveis propostos: Todos. Cursos: Não é um curso. Inscrição: A inscrição é simples e rápida. Você faz um cadastro com poucas informações, seu e-mail, uma senha, seu nome, sua data de nascimento, seu sexo e uma foto (ou então via Facebook, Twitter ou Weibo). Em seguida, você seleciona o seu país e língua de origem e o idioma que está aprendendo, francês, por exemplo. Você também deve determinar o seu nível (iniciante, básico, intermediário, avançado ou proficiente).

Como funciona?

Na função Procurar, você receberá uma série de recomendações de pessoas inscritas no aplicativo que são nativas ou proficientes no idioma que você quer aprender (no caso, o francês) e que desejam aprender o idioma que você domina, ou seja, a sua língua materna, o português. Será então uma troca. Vocês estarão livres para determinar com que frequência irão conversar, em que língua e sobre quais assuntos.

Um ponto bacana é que você pode filtrar as recomendações por Melhor resultado, Online, Mais próximo ou Biografia. Você também consegue acessar o perfil de cada pessoa para verificar a idade, o país de origem (às vezes até mesmo a cidade), a descrição e as publicações, já que é possível compartilhar informações sobre línguas e cultura. Você também consegue saber que horas são no país onde a pessoa está. Isso evita que você mande um oi no meio da madrugada.

Se você é ansioso, recomendamos que comece a falar com pessoas que estão online no momento em que acessar. Assim, você já poderá, de imediato, testar todas as funções do chat, que são muitas!

Vamos supor que você tenha nível básico de francês e que você esteja conversando com um nativo que usará uma frase que você não entendeu. Você poderá selecioná-la e traduzí-la com apenas um clique. Trata-se de uma tradução do Google, ou seja, ela está sujeita a erros, mas pelo menos você poderá dar continuidade à conversa. Você também pode ouvir esta frase com o auxílio do robô.

Agora vem a parte mais legal. Existe uma função corretor. Seu interlocutor poderá corrigir suas frases escritas de maneira prática. Você também poderá fazer o mesmo com ele em português. Mas atenção, pode ser que aquela pessoa escreva com erros em sua própria língua ou até que ela te corrija de forma errada, afinal, não necessariamente se trata de um professor de línguas. Assim como nós erramos no português, franceses também erram no francês.

Use o aplicativo como uma ferramenta para desenvolver a fluência, para desbloquear seus limites e medos. Não se trata de um curso. São conversas formais ou informais que te ajudam a praticar aquilo que aprendeu, a adquirir vocabulário novo e a fazer novos contatos. Falar com nativos também pode ser muito útil para as informações de caráter cultural. Aproveite para pegar dicas de viagem, aprender novas maneiras de viver, entender as diferenças etc.

Assim como no Whatsapp, você também pode receber e enviar mensagens de áudio ou até engatar uma conversa em vídeo. A grande diferença é que você não precisará passar seu número de telefone ou outras informações de cunho pessoal. E caso você se sinta invadido ou agredido de qualquer forma que seja por aquela pessoa com quem estiver conversando, é só você bloqueá-la e reportá-la à administração do aplicativo, que tomará as providências necessárias. Ou seja, trata-se de uma ferramenta bastante segura.

Não vale ter vergonha de errar, afinal, o seu interlocutor também fará um monte de erros em português. Você verá que errar faz parte do aprendizado e que não há nada de mal ou vergonhoso nisso.

Teste você também o Hello Talk e conte-nos o que achou do aplicativo. A sua opinião sempre nos interessa! Comente aqui ou mande um e-mail para comunicacao@aliancafrancesagabc.com.br. Em breve falaremos sobre o Va te faire conjuguer, fique ligado nas notícias de nosso site. Curta também a nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube.

3.400 visualizações
bottom of page