Troca de direção: uma homenagem para Gertrudes Bertinet


Gertrudes Bertinet recebeu uma medalha da Ordem das Palmas Acadêmicas em 2013.

Este ano terá trazido muitas mudanças para nós, da Aliança Francesa do Grande ABC. Assim como vocês, por conta da pandemia de Covid-19, tivemos que nos reinventar. Felizmente, encontramos soluções para atravessar essa crise sanitária sem afetar a qualidade dos serviços que oferecemos.


Aproveitamos esse momento de reta final de 2020, para agradecer e homenagear a nossa diretora Gertrudes Bertinet, que pouco antes de uma nova saída já programada, enfrentou mais um desafio profissional com garra e maestria.


Gertrudes, que já havia se aposentado em 2012, após ocupar a direção da escola por 18 anos, voltou para o cargo em 2018, quando o nosso então diretor Mathieu Claudel (e família) retornou ao seu país de origem, a França.


A decisão do conselho administrativo em convidá-la para voltar foi mais do que acertada, pois ela permitiu que a escola ganhasse fôlego para preparar com calma um novo diretor e para dar continuidade também a todo o trabalho que havia sido realizado por Mathieu com muita seriedade e excelência.


Temos uma nova diretora! A instrutora Susana Silva, que trabalha há 18 anos conosco e que sempre se destacou pela sua competência. Susana assumiu o cargo há apenas um mês e seguirá recebendo o apoio de Gertrudes pelo tempo que for preciso. Muito sucesso para todos nós nessa nova caminhada!


A história de Gertrudes


Casada com um francês, Gertrudes começou a estudar o idioma sem grandes pretensões em 1976. Aluna dedicada, oito anos depois ela terminava o curso completo e conquistava o valioso diploma Nancy III - na época, a Aliança tinha uma parceria com a Universidade de Nancy, na França, que certificava os alunos da instituição em fluência em língua francesa, com especialização em civilização francesa.


Formada em letras, foi em 1984 que Gertrudes se tornou instrutora, após fazer um ano de estágio. Apenas dez anos depois, ela aceitou o grande desafio de dirigir a nossa escola, apesar do drama pessoal que tinha acabado de viver - ficou viúva, com dois filhos para criar, naquele mesmo ano. Além disso, a nossa unidade, que antes era filial da Aliança Francesa de São Paulo, havia acabado de mudar de status: tornou-se independente e tudo estava por fazer. Foi preciso começar do zero. Encontrar um local, comprar móveis, recrutar, montar cursos, captar alunos...


Tudo isso a formou e a fortaleceu. Foram 18 anos (mais dois agora) de sucesso, disseminando a língua francesa e a cultura francófona para milhares de pessoas na região do Grande ABC.


Seus ingredientes? "A importância desse trabalho na minha vida pessoal, o amor pela escola e pela instituição Aliança Francesa, a justiça e a honestidade em todas as minhas ações.", disse ela, que sempre foi bastante reconhecida pelas autoridades da Delegação das Alianças Francesas do Brasil. Ela, inclusive, ganhou uma medalha, em 2013, da Ordem das Palmas Acadêmicas (Ordre des Palmes Académiques), uma condecoração honorífica do governo francês para homenagear os divulgadores da cultura francesa.


Gertrudes poderá agora curtir a aposentadoria, as viagens à França para ver os netos, mas também se dedicar ao seu trabalho como consultora pedagógica e em vendas, que realiza desde 2013, inclusive em diversas unidades da Aliança Francesa no Brasil.


Merci pour tout Gertrudes et bonne continuation!

127 visualizações
Prefiro contato por:

ALIANÇA FRANCESA DO GRANDE ABC

Novo endereço: rua das Esmeraldas, n° 176, sala 31, bairro Jardim, Santo André - SP, 09090-770.

Atendimento virtual: 2ª a 6ª 8h/20h e sáb. 9h/12

Telefones: 11 4436.9578 | 4427.4586

WhatsApp: 11 97311.9578

aliancafrancesagabc@aliancafrancesagabc.com.br